Yaká Huni Kuin with a parakeet, Novo Futuro Village. ©Sylvestre Campe

NIXPUPIMA: UM RITO DE PASSAGEM MUSICAL PARA OS HUNI KUIN

Quem: Huni Kuin
Onde: Aldeia Novo Futuro, Tarauacá, Acre, Brazil
Quando: 2022-até agora.
Quanto: $50,000 USD já utilizados, precisamos de outros $35,000

Um mito Huni Kuin relata que os pássaros e os animais que começam a cantar e encher a floresta com suas vozes ao amanhecer transmitem nos a reconstituição mágica da criação. Os jovens que participam no Nixpupima são submetidos a dietas e à reclusão. Há momentos de total silêncio ritual, de trocas, e até danças para levá-los à exaustão. A ideia é passar por estas provas para tornar-se um cantor talentoso como os pássaros cujo canto ecoa na floresta ou tornar-se um grande orador como o bugio cuja voz pervade a madrugada.

O BATISMO DA FLORESTA Watch teaser Here


O BATISMO DA FLORESTA
Rainforest Baptism (title) ©Marcelo Fortaleza Flores. ©theboafoundation.org.
Rainforest Baptism (title) ©Marcelo Fortaleza Flores. ©theboafoundation.org
Kachanawa at the Nixpupima Ceremony, Novo Futuro Village. ©Sylvestre Campe
Initiate at the Nixpupima, Novo Futuro, 2022. ©Sylvestre Campe
Initiate at the Nixpupima, Novo Futuro, 2022. ©Sylvestre Campe
Mukani Huni Kuin at a Sananga Ceremony, Novo Futuro, 2022. ©Sylvestre Campe
Mukani Huni Kuin at a Sananga Ceremony, Novo Futuro, 2022. ©Sylvestre Campe

O novo projeto da Boa de filmar cerimônias há muito esquecidas em comunidades indígenas que querem reavivar o seu patrimônio cultural provê um impulso à identidade e memória locais e abre um espaço renovado para a espiritualidade na vida de jovens indígenas. Esta revitalização cultural é fundamental nos dias de hoje, em que oscelulares e as redes sociais dominam a vida dos jovens, impedindo-osaté de se aperfeiçoarem na língua indígena. O projeto restabelece um cenário educativo para que os jovens ouçam atentamente os anciãos que compartilham sua sabedoria com todos e, em especial, com os iniciantes cujas vidas serão transformadas pelo Nixpupima.

NIXPUPIMA: A MUSICAL COMING OF AGE FOR THE HUNI KUIN

Em fevereiro de 2022, a Boa Foundation se engajou no apoio a um novo conceito de ativismo e financiou (e filmou) um ritual transformador dos Huni Kuin, um dos mais resilientes povos indígenas da Amazônia. Ninawa, o pajé e líder da Aldeia Novo Futuro, foi o anfitrião deste rito de passagem, mas convidou os anciãos Huni Kuin do Rio Jordão para conduzir o ritual. A ideia era reavivar e promover um patrimônio cultural de seu povo, na tentativa de recriar e preservar uma de suas tradições mais queridas: o Nixpupima. Esta cerimônia estava há muito esquecida na comunidade de Novo Futuro devido ao fato deles terem sido escravizados durante o ciclo da borracha. Confiando na oralidade, em como a cultura indígena é plenamente capaz de preservar suas tradições, o ritual foi realizado com maestria e filmado profissionalmente por uma equipe experiente a fim de preservá-lo para a posteridade. Contamos com a orientação e comando dos anciãos responsáveis, que se lembravam de todos os detalhes de tais ritos, e com a plena participação dos jovens da aldeia, que aguardavam uma oportunidade para participar do ritual a fim de propiciar suas vidas futuras. O evento forneceu as bases para um novo projeto da Boa para fomentar a reprodução e continuidade cultural das comunidades indígenas.

A Aldeia Novo Futuro está localizada em um das regiões mais preservadas da Amazônia, a poucos passos de uma comunidade indígena isolada rio acima. A Floresta Amazônica estava na exuberante estação das chuvas, e por isso o filme foi chamado de O Batismo da Floresta. A presença constante das nuvens que envolviam a cerimônia proporcionou alguns dos momentos mais mágicos do filme e trouxe ainda mais beleza para o evento.

Ninawa decidiu compartilhar a tradição ritual mais preciosa do seu povo com os jovens de modo a sensibilizá-los quanto à profundidade da sua cultura. O Nixpupima é chamado "batismo" porque consiste numa cerimônia de atribuição de um nome pessoal. Adquire-se um novo nome e confirma-se um antigo, mas os jovens garantem igualmente a prosperidade das suas vidas futuras. Muitos adultos da aldeia não tinham passado por este rito de passagem na sua juventude e, por isso, todos os grupos etários participaram da cerimônia entusiasmados, de coração.
Ninawa tornou-se também narrador e personagem do filme, que focou em suas habilidades políticas, espirituais e artísticas. Músico ímpar, Ninawa tocou toda a trilha do filme com a sua guitarra e com cânticos tradicionais, bem como com os ícaros de cura, que trouxeram a força das medicinas sagradas dos Huni Kuin. No ritual, haviam também outros grandes cantores como Biruany Huni Kuin. O evento proporcionou às comunidades de Novo Futuro e Jordão uma grande oportunidade de intercâmbio cultural.

O Nixpupima é uma recriação auspiciosa da vida para jovens, pais e velhos, pois ao reencaminhar as gerações futuras através do ritual para uma vida feliz e bem sucedida, todos saem beneficiados. Os anciãos consideraram que a Boa foi inovadora ao apoiar este projeto. Mas precisamos ainda de recursos para dar continuidade agora à edição e pós-produção do filme. Uma vez terminado o Nixpupima, nossa idéia é apoiar outras comunidades na sua tentativa de realizar rituais há muito esquecidos, cuja memória os anciãos ainda guardam no seu prodigioso conhecimento da cultura oral.



Temos um trailer do filme, para que os doadores possam ver a beleza da cerimônia e a importância deste projeto.
Nosso objetivo é gravar muitos outros rituais e cerimônias esquecidas em muitas partes do mundo.

- A Boa Foundation patrocinou este renascimento cultural através de doações de membros da nossa comunidade que doaram para o evento generosamente.

- Durante a cerimônia do Nixpupima, os líderes do Jordão que conduziam o ritual em Novo Futuro comunicaram-nos que também têm uma cerimónia que não realizam há mais de quarenta anos em suas aldeias: a cerimônia da Harpia ou Gavião Real. Eles se inspiraram no Nixpupima para convidar membros da comunidade Huni Kuin do Rio Purus, que ainda detêm o conhecimento desse ritual, para vir ao Jordão e reviver esta outra herança cultural. Foi assim que nosso projeto foi acolhido pelos próprios Huni Kuin. 

- O componente educativo deste projeto é que todos o material gravado será copiado e deixado com as escolas das comunidades para que elas possam usá-lo na educação dos seus alunos.



Destaques:

- Um filme documental sem precedentes
- Reavivamento cultural = jovens conectados com a cultura indígena local.
- Reintrodução da espiritualidade na vida dos jovens.
- Materiais bruto fornecido às escolas indígenas para fomento da educação. 

We have a trailer for the film, so donors can see the beauty of the ceremony of the importance of this project.

• Our aim is to record many other lost ritual and ceremonies in many parts of the world.

• This cultural revival and ritual sponsorship was provided by members of our community who graciously donated for the event.

• During the Nixpupima ceremony, the Jordão leaders who ran the ritual at Novo Futuro communicated that they also have a ceremony which they have not performed for over forty years: the Harpy Eagle’s ceremony. They got inspired to inviting members of the Purus HuniKuin communities, who still hold the knowledge of that ritual, to come to Jordão to revive their own heritage. Our project thus caught on with the Huni Kuin themselves. 

• A further educational component of this project is that all recorded materials will be left with the communities schools so that they can use such recordings in their education of their young.

Highlights:
• An unprecedented documentary film

• Cultual revival = connected youth

• Reintroducing spirituality to young people’s lives

• Raw materials provided to local schools for education

DONATE NOW