Yorenka Tasorentsi Land ConSERVation Project
Who: Benki Piyãko, from the Ashaninka community, is spearheading this project which will welcome indigenous peoples from all over the Amazon and international visitors to learn about reforestation as well as benefit the local community with sustainable solutions and organic food.
Where: Marechal Thaumaturgo, Acre, Brazil
How Much: This is an ongoing project.
Yorenka Tasorentsi é o grande sonho do ativista ambiental e líder espiritual Benki Piyãko, o diretor indígena da Fundação Boa. O Instituto dá continuidade ao projeto Ashaninka de reflorestar terras degradadas mesmo à beira dos espaços urbanos na Amazônia: um esforço de reflorestamento que já plantou 2,5 milhões de árvores com técnicas ancestrais e modernas da agrofloresta a fim de obter a mais alta biodiversidade com um consórcio de centenas de espécies de árvores. Semeando uma semente por vez, o Instituto é igualmente um centro educacional e um lugar para que as pessoas se reconectem com a natureza, a espiritualidade e uma vida saudável. O Instituto organiza a atual Conferência Internacional da Ayahuasca.

Benki praying in the forest at Yorenka Tasorentsi. ©Marcelo Fortaleza Flores
FM%20900v2px.jpeg)
Yorenka Tasorentsi é um instituto pioneiro que realiza reflorestamentos em larga escala, mas o sonho de Benki também inclui um centro de sabedoria indígena, um santuário de sementes para espécies ameaçadas de extinção, uma rede de tanques para a piscicultura sustentável, uma destilaria de óleos essenciais da Amazônia, uma fazenda orgânica e espaços para as artes. Destes, Boa financiou vários tanques de piscicultura, bem como um auditório, além da compra das próprias terras. Três terras degradadas de antigas fazendas na margem do Juruá ao lado de Marechal Thaumaturgo, no Acre, foram adquiridas: um terreno ribeirinho onde está localizado o Instituto, uma grande fazenda (1.180 hectares) e uma terra de 530 hectares que liga as duas anteriores criando um corredor ecológico. Campanhas da Boa apoiaram igualmente a construção e manutenção do Instituto, assim como financiaram a auto-suficiência e a sustentabilidade de sua comunidade. Um projeto de copy-left, Benki visa tornar o Instituto um modelo replicável para todo o mundo.
Temos campanhas detalhadas para doadores que explicam cada etapa e aspecto deste maravilhoso projeto.
- Nosso objetivo é adquirir 10.459 hectares de terras anteriormente desmatadas para pastagem de gado no Acre, Brasil.
- Um banco de sementes, com pesquisas de dados biológicos, espirituais, culturais e medicinais, preservando a Propriedade Intelectual e os saberes práticos do Instituto.
- Repovoamento de espécies ameaçadas de extinção: o Instituto é a única organização da região que possui licença para a reprodução de espécies ameaçadas de extinção.
- Proteção das terras adquiridas e de suas nascentes.
- Com o apoio da Comissão Pró-Índio e do Centro Yorenka Ãtame, o Instituto tem ensinado como combinar técnicas agroflorestais ancestrais e científicas para a regeneração dos ecossistemas. O Instituto já treinou várias comunidades, formando centenas de agentes agroflorestais, incluindo sua própria equipe, a fim de desenvolver e colocar em prática seus métodos de conservação e de desenvolvimento sustentável baseados em conhecimentos e práticas ancestrais.
- Educação: a comunidade de agentes agroflorestais do Instituto ensina tanto povos indígenas bem como outros povos tradicionais a realizar o manejo de florestas de forma sustentável, revalidando a sabedoria indígena a fim de fazer florescer todas as comunidades locais com seus ecossistemas.
Destaques:
- Centro de sabedoria indígena
- Projeto de reflorestamento de terras degradadas = 10 milhões de árvores
- Santuário para espécies ameaçadas de extinção
- Treinamento agroflorestal
- 50 tanques sustentáveis para peixes.
%20.png)


