The Boa Foundation

Preservando e Protegendo
Terras Indígenas

DONATE

Change The world

Uma revoada de periquitos voando por cima das terras Yawanawa. ©Marcelo Fortaleza Flores

Nossa Missão

Nós trabalhamos em aliança com comunidades indígenas para preservar e proteger suas terras sagradas, suas culturas, e suas sabedorias ancestrais. Nós apoiamos projetos que incluem a retomada estratégica de terras tradicionais, a restauração dos ecossistemas originários, a troca entre culturas, e as soluções sustentáveis para a vida em comum.
Nosso planeta é um milagre. A vida evoluiu por milhões de anos, criando um ecossistema rico e diversificado, uma rede intrincada onde toda a vida pode prosperar. A crise climática é o resultado de um profundo desequilíbrio causado pelo homem na Terra. Nossa espécie vem extraindo, produzindo e poluindo sem muita consideração por outras formas de vida, ou até mesmo por outros seres humanos. Esse desequilíbrio é um sintoma de nossa alienação dos ritmos, ciclos e sistemas naturais e de nossa falta de cuidado para com o mundo. Isso também se manifesta em crises cada vez maiores de saúde mental, colapso de comunidades e doenças autoimunes diagnosticadas em números alarmantes. A Boa Foundation trabalha em conjunto com comunidades indígenas de todo o mundo para abordar essas questões de forma holística, apoiando a diversidade cultural e natural e acura de nós mesmos e do planeta.

YOU CAN HELP NOW

3,492

Hectares Retomados

R$15.000.000,00

em doações recebidas

107

Encontros Culturais
Benki prayer
Benki praying in the forest at Yorenka Tasorentsi. ©Marcelo Fortaleza Flores

YORENKA TASORENTSI

Yorenka Tasorentsi é o grande sonho do ativista ambiental e líder espiritual Benki Piyãko. O instituto dá continuidade ao projeto Ashaninka de reflorestar terras degradadas mesmo à beira dos espaços urbanos na Amazônia: um esforço de reflorestamento que já plantou 2,5 milhões de árvores com técnicas ancestrais e modernas da agrofloresta a fim de obter a mais alta biodiversidade.

LEARN MORE
Nixpupima Music
The Wauja’s Ulupuene Village, Upper Xingu. ©Marcelo Fortaleza Flores

MIL ALDEIAS

Uma campanha global de financiamento por crowdfunding para apoiar comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (pretas) e todos os outros defensores dos ecossistemas brasileiros. Como já disse o ativista indígena brasileiro, Ailton Krenak, um dos curadores da campanha: "enquanto uma dúzia de aldeias soberanas vivendo em rede de comunidades sustentáveis pode salvar um vale, e trinta podem salvar uma região, mil aldeias (e suas redes) poderiam salvar um país inteiro"

LEARN MORE
Huya Ania at sunset with the Sierra Madre Ocidental in the distance. Photo: The Boa Foundation
uya Ania at sunset with the Sierra Madre Ocidental in the distance. Photo: The Boa Foundation

THE HUYA ANIA INSTITUTE

The Yoreme, or Yaqui, like the Wixárika and Apache name their land with terms that reveal the enchanted nature, the history and philosophy of local environments. Features of the land and the plants found in it guard teachings which can transform us and deepen our understanding of the world. Our main focus in this project is to promote indigenous culture in relation to land, reforestation, heritage, and the guardianship of biodiversity. There are at least three hundred dominant species of plants in this ecosystem, five hundred species of birds, and no less than six species of felines. One of the last wild populations of jaguars is to be found here, of the no more than 2,5% of the number of jaguars in the world present in Mexico.

LEARN MORE